Criado em 2003, o Ministério do Esporte – atual Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania - foi organizado incialmente em três secretarias, a saber:

  • Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento (SNEAR);
  • Secretaria Nacional de Esporte Educacional (SNEE); e,
  • Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e Lazer (SNDEL).

 

 Coube a esta última a criação dos Centros de Desenvolvimento de Estudos do Esporte e do Lazer (CEDES), no interior do Programa Orçamentário Esporte e Lazer na Cidade, vinculado ao Plano Plurianual 22004-2007, “Plano Brasil de Todos: participação e inclusão”.

 De acordo com Castellani Filho (2017, p. 14), secretário da SNDEL na época, a inspiração inicial da Rede CEDES foi a de que ela desempenhasse um papel importante na qualificação da formulação e gestão de políticas públicas de esporte e lazer, uma vez que na concepção da equipe da SNDEL haveria carência de bases teóricas nesse campo.

 Para concretizar o objetivo acima, em princípio, foram convidados grupos de pesquisas reconhecidos pela equipe da SNDEL com a expertise necessária para o desenvolvimento de estudos que qualificassem a gestão pública nas diferentes esferas municipais. Um dos primeiros grupos a compor a Rede CEDES foi o Núcleo de Estudos do Corpo e Natureza (Necon), vinculado à Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília.

 Em julho de 2015, a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS), vinculada ao antigo Ministério do Esporte, realizou chamamento público para apresentação de propostas de estruturação e funcionamento de até 27 “Centros de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e de Lazer da Rede CEDES”, sendo um para cada unidade da federação (26 estados e o Distrito Federal). De acordo com a Chamada, esses Centros deveriam ter como objetivo “produzir e socializar conhecimentos que contribuam com a qualificação das políticas públicas, programas e projetos esportivos–educacionais e de lazer de inclusão social, em execução ou a serem desenvolvidos no País” (BRASIL, 2015).

 Por intermédio da Chamada Pública de 2015 o Núcleo da Rede CEDES da UnB ingressou em uma nova fase. Nessa nova configuração de Centro, composta por quatro grupos de pesquisas da Faculdade de Educação Física da UnB e um grupo do Centro Universitário Euro Americano, foram realizadas iniciativas para a qualificação do corpo de pesquisadores e maior divulgação dos objetivos e resultados das pesquisas em andamento, bem como ações de intercâmbio internacional e formação em serviço junto a professores da educação básica.